Ninguém pode servir a Deus e as riquezas

 

Texto: Mt. 6:24 

Introdução

Assim como uma pessoa não pode caminhar em dois caminhos ao mesmo tempo, virar-se à direita e à esquerda simultaneamente, ou estar em dois lugares respectivamente, Jesus disse que ninguém poderia servir a dois senhores. Quem pensa viver assim, engana a si mesmo!

Em II Reis 17: 24-41 há uma descrição dessa dupla religião. O rei da Síria que invadiu Jerusalém, invadiu também outros povos, levando-os cativos a sua terra. Com esses povos, é certo que suas crenças e seus deuses também foram levados para a Síria. Isso se tornou um laço para o povo de Deus (II Reis 17:33).

Esse é um modelo de vida dupla, mestiça! Esse tipo de vida onde se adora a Deus e ao mundo!

O que Jesus está afirmando nesse texto de Mateus?

Está asseverando que qualquer tentativa de serviço duplo é um total engano, pois não há quem consiga agradar a dois senhores ao mesmo tempo, pois terá que romper com um desses senhores para agradar ao outro.

É bem nítida a ação das pessoas, quando tem que tomar a decisão da escolha entre Deus e o dinheiro. Algumas não têm a menor dúvida de que o dinheiro é mais importante, e ficam com ele. No coração das tais, Deus é um ser imaginário ou lendário; enquanto que o dinheiro é algo real que elas precisam diariamente. Sendo assim, ninguém fica neutro.

1. Quando é que o dinheiro se transforma numa potestade?

Quando ele começa a tomar os espaços que deveriam ser de Deus na vida de alguém. Se alguém tem seus pensamentos direcionados pela ideia de que se tivesse dinheiro as coisas seriam bem diferentes - por exemplo - a relação dele é incontestável com tal potestade. Para tal pessoa, o dinheiro tem uma ação soberana e redentora.

2. É preciso fazer uma diferença em Deus e qualquer outro deus

Não há quem consiga servir a Deus sem que o conheça primeiro. Claro que existe um conhecer de ouvir falar. É necessário uma experiência real e genuína com Deus e Sua Palavra, para que alguém se mantenha firme no mesmo propósito. A grande diferença entre Deus e todos os outros deuses é o que as Escrituras dizem sobre o Senhor e sobre estes pseudodeuses. O Salmo 115 começa dizendo que "no céu está o nosso Deus e faz tudo o que lhe agrada"; no mesmo Salmo, as estatuetas criadas pelos homens são seres sem vida, mesmo tendo sido construídas com boca, pés, mãos, etc.

3. Há uma colisão na tentativa de servir a Deus e as riquezas

Possivelmente você já tenha ouvido alguém falando assim: "Eu fiz tudo o que o homem de Deus mandou que eu fizesse", e você tenha recebido isso como um ato de obediência e fé. Isso está completamente errado. É a atitude de trocar o que as Escrituras dizem, pelo que os homens dizem. Na maioria das vezes estes são fabricantes de estatuetas da prosperidade, em que cada uma tem um preço.

Os doutrinadores da Teologia da Prosperidade não conseguem enxergar o que dizem as Escrituras, mas o que suas mentes insanas e seus corações gananciosos desejam. A colisão aconteceria se eles fossem realmente examinar as Escrituras. No contexto de vida deles, não se rasga a Bíblia, mas também não se ouve o que ela tem a dizer!

4. Um escravo só podia servir a um senhor

Ninguém serve a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Ou serve a um ou ao outro. Tal pessoa precisa estar desagradando a alguém: a Deus ou ao dinheiro!

Há aqueles que correm a semana toda em busca de ter mais dinheiro e não tem tempo nenhum para o Senhor, e no final da semana, chegam à igreja, e na hora do ofertório, retiram do bolso a cédula de menor valor e ofertam-na a Deus; com essa atitude, essa pessoa está dizendo o quanto Deus vale em sua vida. Ela não está servindo a Deus, pois é serva de Mamon! Ela não está dividida, e sim decidida de que seu deus são as riquezas!

Conclusão

Nossas tentativas de servir a Deus do nosso jeito são completamente antibíblicas e abomináveis. Na história do povo de Israel, sempre que tentaram servir a Deus da forma como achavam conveniente, perderam-se e foram levados a julgamentos que lhes custou muito caro. Hoje precisamos nos questionar seriamente a respeito de qual deus estamos servindo, para não sermos pegos de surpresa no dia do grande julgamento. Não pensemos que Jesus Cristo foi insano quando falou: "Ninguém pode servir a dois senhores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário